Presidente da AMT RS dá posse à nova Executiva de Ijuí

O PDT de Ijuí promoveu uma confraternização na noite desta sexta-feira para dar posse a nova Executiva Municipal da Ação da Mulher Trabalhista (AMT)   

Tomou posse oficialmente na noite desta sexta-feira,7, a nova Executiva da Ação da Mulher Trabalhista (AMT). A presidente, vereadora Helena Stumm Marder, a primeira vice-presidente Jussara Garay, segunda vice-presidente Janaína Schock, secretária-geral Rosane Toldo, primeira secretária Fátima Coracini, tesoureira Kelli Silva, secretária de Mobilização, Lígia Metz Kapaun, as vogais Gessy Ballin, Jussara Heck e Márcia Rodrigues, representantes das Secretarias Temáticas Alexandra Lentz, Saúde; Romi Rohde, da Educação; e Neiva Agnoletto, Desenvolvimento Social forma empossadas pela presidente da Executiva estadual do movimento, Salete Roszkoswki, que veio a Ijuí especialmente para participar do ato político e da confraternização promovidos pelo Partido Democrático Trabalhistas (PDT).  

 

Além da presidente da AMT RS, do presidente do PDT de Ijuí, Agustinho Berlesi, do presidente da Coordenadoria do PDT da Região Noroeste Colonial, vereador Darci Pretto da Silva, do prefeito Fioravante Batista Ballin, secretários municipais, familiares, filiados e amigos enfrentaram o calor para prestigiar a nova Executiva. A cerimônia começou por volta de 20h, com pronunciamento de líderes partidários e do chefe do Executivo.   A data foi destacada como um marco, pois nesse dia 24 de fevereiro, comemoram-se 82 anos do voto feminino.

 

Desde aquela época até hoje, a mulher vem conquistando mais e mais espaço. Mas apesar de o cargo máximo da República Brasileira ser ocupado, hoje, por uma mulher, a participação feminina nas esfera de poder ainda é considera tímida. Só para se ter uma ideia, um ranking da União Interparlamentar, que avalia a participação política por gênero, coloca o Brasil em 110º Lugar entre 146 países pesquisados. E se não bastasse isso, dados de março de 2013, apontam que nas últimas eleições legislativas, a média de candidatas à Câmara foi de 19% e, para as assembleias, ficou em 21%.  Para alguns especialistas isso se deve, a um processo político desestimulantes para a mulher, pois sem o devido apoio, a proporção de candidatas efetivamente eleitas é baixa.

 

Em 2010, o número de candidatas à Câmara Federal e às Assembleias Legislativas, em relação àquelas efetivamente eleitas, foi de 4,9%. Em 1994, a taxa era de 17%. Para alguns desses especialistas, a saída seria a criação de políticas transversais no mais alto nível da gestão pública, ou seja, são necessárias instituições fortes que promovam o empoderamento das mulheres. Assim, talvez se garantissem avanços e se impedissem os retrocessos.  

 

Por tudo isso, que a noite desta sexta-feira, foi especial para o PDT de Ijuí. Pois, tem o privilégio de empossa na liderança de um dos seus principais movimentos, a AMT, uma vereadora legitimamente eleita. O presidente da Coordenadoria da Região Noroeste Colonial, vereador Darci Pretto da Silva, ao dizer que a "AMT está em boas mãos" não deixou de reconheceu o trabalho realizado até aqui pelas ex-presidentes. Pretto observou, ainda, que o PDT tem um grande desafio pela frente: as eleições para as quais já indicou o deputado Vieira da Cunha, como pré-candidato ao governo do Estado, e Lasier Martins, também como pré-candidato ao Senado e que certamente, com a contribuição dessa valorosa equipe, o PDT irá crescer não só em Ijuí, mas também no Rio Grande do Sul.  

 

Já o prefeito Ballin disse acreditar que há um propósito na vida de cada um. "Não estamos nesse mundo por acaso. Todos temos uma missão", afirmou, ao lembrar a importância da parceria da mulher, que lado a lado com o homem, ajuda a construir uma vida e uma sociedade melhores. "[A esposa] Gessy tem me ajudado a enfrentar e a superar os desafios", disse. O chefe do Executivo também destacou a atenção dada à mulher na sua administração, permitindo inclusive a implantação da Coordenadoria da Mulher, entre outras ações.  

 

A presença da mulher na política, foi a linha de abordagem do presidente da Executiva Municipal. Agustinho Luiz Augusto Berlesi fez referência aos 82 do voto feminino a ser comemorados no próximo dia 24, direito garantido em âmbito nacional pelo presidente trabalhista Getúlio Vargas. "Desde a instituição do voto feminino, a mulher vem alcançando mais e mais conquistas", disse. Berlesi lembrou também que a AMT é muito importante em todo o processo de construção de uma sociedade melhor. "A AMT, as mulheres que a integram, não são importantes só para carregar bandeira - também para isso, mas não só", disse, ao acrescentar que a AMT é um espaço de construção, no qual as mulheres podem contribuir com seu conhecimento e também para mudar a visão que muitos têm sobre a política. "Tem gente que acha que política é coisa que não se deve participar. Mas isso precisa mudar. A coisa pública é de todos nós, por isso, temos que pensar e trabalhar nesse sentido, para que alcancemos as melhoras que desejamos", argumentou.  

 

Para a presidente da AMT RS, Ijuí é um exemplo partidário e por isso mesmo tem mais de três décadas de gestão pública bem-sucedidas. "Esses mais de 30 anos de gestão são resultado do trabalho de todos vocês", afirmou. Salete também destacou a ação da AMT no sentido de capacitar as mulheres vereadoras para que essas estejam aptas a desenvolver um trabalho cada vez mais competente e eficaz. "Somos o único partido a fazer isso, porque as mulheres não servem só para carregar bandeiras. Elas servem para sentar e planejar políticas públicas, para discutir e construir planos de governo", afirmou. E, no PDT, lembra a líder da AMT no Estado, a mulher tem vez e voz, tanto que pela primeira vez, tem sua representante na função de vice-presidente nacional da legenda.  

 

Por fim, a vereadora Helena Stumm Marder falou sobre sua eleição e pontuou rapidamente alguns pontos que deseja trabalhar na AMT. Citou por exemplo, o desejo de envolver as comunidades de bairros em algumas ações. Helena lembrou ainda que muitas pessoas a conhecem como política, mas que há uma trajetória de trabalho voluntário. Ela já foi presidente da Associação Amor Exigente. "Um trabalho que me marcou muito", disse. Helena disse também que a AMT deverá agir no sentido de aproximar o partido e mulheres filiadas. "Vamos ao encontro dessas companheiras que têm muito a contribuir conosco, assim como as ex-presidentes que já têm o histórico de um trabalho realizado", resumiu.

Publicação: 07/02/2014


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.