PDT inicia calendário de reuniões político-partidárias pelo bairro Mundstock

O PDT de Ijuí abriu na noite de quinta-feira, 20, o calendário de reuniões político-partidárias aprovado em reunião do Diretório Municipal e que irá nortear o trabalho da gestão 2015-2017. O encontro, coordenado pelo presidente Darci Pretto da Silva e pelo primeiro vice, Josias de Abreu Pinheiro, juntamente com o coordenador do Núcleo de Eventos, Valmir Pedroso Jung, o Mille, teve lugar na casa do também trabalhista Lúcio Salustiano Lima dos Santos, contando ainda com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Sérgio Correia, integrantes da Administração Municipal e do também membro da Executiva Municipal do PDT, ex-prefeito Valdir Heck.
Para o grupo de pessoas presentes à reunião, os dirigentes trabalhistas falaram acerca dos objetivos da ação proposta pelo partido e, também, colheram informações e sugestões, com vistas ao fortalecimento do partido e para melhorar cada vez mais a qualidade de vida naquela comunidade. "Estamos iniciando esse trabalho com o intuito de promover uma maior aproximação do partido com seus filiados e com a comunidade em geral. O importante é a interatividade que esse tipo de reunião proporciona, contribuindo para o enriquecimento do partido", disse o primeiro vice-presidente do PDT, ao abrir os trabalhos. Logo em seguida, o secretário de Cultura Esporte e Lazer, Sérgio Correia, falou sobre investimentos a serem realizados pela sua pasta no bairro Mundstock.
O presidente do partido reiterou o objetivo do trabalho que começa a ser desenvolvido pelo PDT. Darci Pretto disse que a proposta é mais ouvir do que falar. "Um partido popular tem que estar no meio do povo. Nós estamos criando núcleos e/ou secretarias e entre eles o de Eventos, para nos ajudar a ouvir os companheiros. O PDT quer ser um partido cada vez mais orgânico, forte, e, para ser forte precisa ouvir os companheiros para saber como deve se comportar diante das questões importantes que mexem com a vida dos nossos cidadãos e cidadãs", afirmou. Essa será, segundo o presidente, a filosofia que norteará o trabalho da atual Executiva. "Tenho certeza que assim iremos fazer um trabalho político muito importante", observou.
Esses encontros nos bairros, segundo Pretto, permitirão também ao PDT apoiar as demandas vindas das comunidades. Apontou investimentos citados pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo, como de grande importância para a melhora da qualidade de vida da comunidade do bairro Mundstock. É, segundo Pretto, o cuidado com a aplicação dos recursos públicos, que permite a realização de investimento como esse e de outras benfeitorias e serviços focados no desenvolvimento humano.
No decorrer das discussões, muitos dos presentes se manifestaram sobre os mais diversos temas tanto da esfera política quanto da gestão municipal. Os questionamentos foram na perspectiva de investimentos a serem realizados no próprio bairro e que são reivindicados pela comunidade. A direção do partido se colocou à disposição e irá apoiar os pleitos da comunidade junto ao governo municipal. Lembrou, no entanto, a necessidade de levar em consideração as possibilidades financeiras do município. "Ainda temos mais de um ano de administração municipal e temos certeza que o prefeito Ballin olha todas as comunidades com carinho e no momento oportuno e, na medida do possível, estará contemplando o bairro com ações de infraestrutura e serviços", disse. Além disso, acredita o dirigente partidário, o PDT terá uma nova gestão administrativa no município de Ijuí, não só dando sequência ao trabalho que já vem sendo desenvolvido como avançando ainda mais, no sentido de consolidar a posição do município entre os que mais se desenvolvem no Rio Grande do Sul.
Valdir Heck disse que o PDT está fazendo uma discussão política relevante nesse momento, tendo em vista a conjuntura nacional. "A política tem que nos unir por outros laços e não só pelos benefícios pessoais. Queremos ter um partido forte pelas suas ideias, pela sua ideologia. Nós somos um partido que procura valorizar o trabalho, valorizar a cidadania e o cidadão", disse. Nesse sentido, segundo ele, a partir de discussões feitas entre dois projetos existentes para o bairro, a comunidade do Mundstock optou pela construção do Ciep, projetado para dois turnos. "É uma pena que ela perdeu o segundo turno", disse. Mas que, agora, com o secretário de Educação do PDT, Vieira da Cunha, já tem proposta de retorno. E, com a expansão da cidade, para aquela região, houve, ainda, a execução de muitos outros projetos, muitos dos quais realizados a partir de discussões com a comunidade, por meio da associação de bairro.
Publicação: 23/08/2015