PDT de Ijuí prepara homenagem pelo aniversário de morte do ex-presidente Getúlio Vargas

Uma programação com início previsto para as 16h desta segunda-feira, na Praça da República, irá marcar a passagem dos 61 anos da morte do ex-presidente Getúlio Vargas. Como costumam dizer muitos estudiosos e historiadores, em que pese mais de seis décadas desde o suicídio, em 24 de agosto de 1954, quando se deu um tiro, no antigo Palácio do Catete, RJ, Getúlio Vargas é história do tempo presente. E, ao olhar a trajetória deste que foi um dos principais políticos brasileiros fica muito fácil compreender porque o ex-presidente se encontra tão presente na memória de grande parte da população brasileira.
Getúlio Vargas foi advogado e um dos políticos mais importantes da história brasileira. Gaúcho, de São Borja, foi presidente do Brasil em dois períodos: 1930-1945 e 1951-1954. De personalidade controversa, considerado por uns como fundador da nacionalidade brasileira, como o grande estadista, chamado inclusive de “pai dos pobres”, e por outros, de ditador. Seus governos são conhecidos até hoje como a Era Vargas, marcados pelo populismo, pelo forte caráter nacionalista e autoritarismo, mas, sobretudo, pelo desenvolvimento econômico e, principalmente pela defesa dos trabalhadores. Não por acaso, portanto, considerado até hoje como o grande líder do trabalhismo.
Todos os anos, em agosto, mês em que se comemora aniversário de sua morte, sua memória ressurge com vigor, sendo lembrada pelo legado. De acordo com o presidente do PDT de Ijuí, vereador Darci Pretto da Silva, a despeito de todas as considerações que possam ser feitas acerca da vida e obra de Getúlio, não se pode negar a sua importância para reconfiguração do cenário político brasileiro. “A Revolução de 1930 foi um grande marco, pois Vargas coloca fim à República Velha e implanta medidas importantes para a cidadania do povo brasileiro, entre as quais a criação da carteira de trabalho, a garantia do voto feminino, sem falar nos incentivos ao desenvolvimento econômico, sobretudo no seu último governo com a criação da Petrobras, transformando-se num dos brasileiros que mais influíram sobre os rumos da nossa história”, justifica o dirigente trabalhista.
Mudanças praticadas por Getúlio Vargas, segundo Darci Pretto, fizeram do Brasil um dos principais países da América Latina e seu conceito de Nação e a valorização do trabalho e do trabalhador, inspiram até hoje o ideário de muitos políticos brasileiros. “O PDT foi criado por iniciativa de Leonel de Moura Brizola e outros companheiros valorosos - e teve sua ascensão - sob a inspiração do pensamento político de Getúlio Vargas”, diz o presidente do PDT de Ijuí. Não é por acaso, segundo ele, que os pedetistas têm como principais bandeiras a Educação, os Direitos Humanos, a Previdência Social, a Soberania Nacional e o Trabalhismo. “Acreditarmos serem o respeito, a promoção e, principalmente, a implementação de ações estruturantes e qualificadoras, capazes de trazer para a concretude esses ideias e, assim, consequentemente, alcançarmos a tão sonhada justiça social para o Brasil”, diz.
De acordo com o vice-presidente do PDT de Ijuí, Josias de Abreu Pinheiro, esse tem sido o caminho trilhado pelo PDT de Ijuí. ”Ao longo de mais de três décadas de sucessivas gestões trabalhistas, podemos ter orgulho do município que ajudamos a construir e o qual temos mantido, sempre entre os melhores do Rio Grande do Sul, e com posição de destaque em âmbito nacional”, afirma. E, por isso, segundo ele, que todo o mês de agosto, os trabalhistas se reúnem no dia 24 de agosto, junto ao busto do presidente Getúlio Vargas, na Praça da República para render-lhe homenagens. E, neste ano não será diferente. A programação, organizada pela Executiva do PDT, tem início previsto para as 16h, com exibição de vídeos/documentários. Já às 17h30min haverá o ato, com pronunciamentos de dirigentes e líderes trabalhistas sobre a vida e obra e Getúlio Vargas.
Publicação: 23/08/2015