JS PDT estadual promove capacitação política em Ijuí

Ijuí foi uma das cidades escolhidas para sediar uma capacitação política da série a ser desenvolvida pela nova gestão estadual da JS PDT.  O evento, que tratará ao município a vice-presidente nacional do partido, Miguelina Vecchio, também presidente da AMT Nacional e vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres, bem como a presidente estadual da AMT, Salete  Roszkowski, terá lugar na Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí, no dia 25 deste mês, às 19h, e vai tratar sobre a Mulher na Política.

De acordo com Tábata Bertoldo,  integrante da Secretaria de Capacitação de Mulheres e Diversidades da JS Estadual realizadora do evento, juntamente com a JS e a AMT do PDT de Ijuí,  o objetivo é iniciar um trabalho, com vistas a uma maior inserção das mulheres na política. “Temos aí a garantia de participação, no entanto, geralmente não alcançamos o número de candidatas suficiente para atender o que dispõe a lei (30% do total de candidaturas)”, explica.

A ideia, segundo a jovem, é inverter esse cenário, chamando a atenção das mulheres para a importância de buscar espaços de participação. “Sabemos que a questão da mulher deve ser tratada de modo transversal, permeando tudo aquilo que seja feito em termos de políticas públicas de garantia de direitos, mas para isso precisamos que elas, as mulheres, estejam nos espaços de construção coletiva, debatendo e contribuindo para que essas políticas estejam mais próximas possível da realidade da mulher”, assegura Tábata.

E, nessa perspectiva, de acordo com Tábata, a JS Estadual se coloca, com o objetivo de contribuir, oferecendo oportunidades para que as mulheres conheçam a política e se interessem por temas cotidianos que afetam a vida de todos nós. “Enquanto as mulheres não participarem, as leis continuarão sendo feitas pelos homens, na medida em que eles geralmente são a maioria nos espaços de representação política”, frisa.

Embora o tema central seja a mulher na política, a capacitação é aberta também aos homens interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema. “Não raramente ouvimos as pessoas dizerem que não gostam de política e, mais frequentemente nos dias atuais, mas precisamos estar cientes de que é na esfera política que nossa vida é decidida todos os dias. Cada lei aprovada tem maior ou menor impacto sobre cada um de nós”, resume. 

 

Publicação: 11/08/2015


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.