Ijuí melhora seis posições no índice de retorno do ICMS

Com esse desempenho, o município se coloca na 26ª posição em nível estadual e ocupa a 1ª posição na região
Índice de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) comprova o crescimento econômico de Ijuí. O município ganhou seis posições de um ano para outro. Pelo menos isso é o que mostram os dados divulgados essa semana, pelos quais passa da 32ª posição para a 26ª em nível estadual, além de despontar em 1ª lugar aqui na região. O resultado prático do desempenho, de acordo com informações divulgadas pelo chefe do Núcleo do ICMS da Prefeitura, Dilson Lena, é o aumento do retorno de verbas do Imposto, na ordem de 2%, em relação ao índice anterior (2011).
Segundo Lena, os números avaliados para o atual ICMS são de 2012, com retorno para o ano que vem. Os dados integram movimento de vendas no comércio, indústria e agricultura, entre outras áreas do município de Ijuí.
Mas o índice é provisório, ou seja, pode sofrer alteração, e, segundo Lena, o município busca aumentar o índice de retorno, na medida em que protocola recursos junto ao governo estadual, em Porto Alegre, nesse sentido.
De acordo com Dilson Lena, o valor adicionado, ou seja, diferença entre o que o comércio ijuiense comprou e vendeu de 2012 para cá, cresceu 8,63%, mas efetivamente para fins de retorno de ICMS o crescimento é de 2%.
Com a divulgação dos dados, o cenário de retorno do ICMS aqui na região, ficam assim: Ijuí está em primeiro ocupando a 26ª posição, seguido por Santa Rosa, em 31º; Cruz Alta 40º, Panambi 41º, Santo Ângelo 49º e Horizontina na 51º lugar.
Publicação: 14/09/2013