Frente Popular Trabalhista protocola ações de impugnação de candidaturas

A Frente Popular Trabalhista (PDT, PT, PPS, PRB, DEM e PTB) ingressou com ação de impugnação de registro de candidatura de Junior Carlos Piaia em razão da ausência de condição de elegibilidade. A ação foi protocolada na tarde desta segunda-feira, 9 de julho, no Cartório Eleitoral.
O candidato em questão passou a residir em Porto Alegre há aproximadamente três anos e em vários momentos fez questão de deixar claro para a população tal situação, como retratado em suas redes sociais, como Facebook e Twitter. O próprio candidato afirma em suas páginas pessoais na internet que reside em Porto alegre.
O Código Eleitoral, no parágrafo único do artigo 42, define domicílio eleitoral como sendo "o lugar de residência ou moradia do requerente (...)”. A Constituição Federal, por sua vez, no artigo 14, parágrafo 3º, inciso 4, diz ser requisito à condição de elegibilidade o domicílio eleitoral na circunscrição, ou seja, o candidato deve ter o seu domicílio eleitoral na circunscrição na qual está se candidatando.
Na ocasião também foram protocoladas outras duas ações de impugnação de registro de candidatura de dois candidatos a vereador.
Publicação: 09/07/2012