Concluído projeto de Revitalização do Armazém da Estação Férrea

Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo recebeu esta semana o projeto de revitalização do Armazém da Estação Férrea de Ijuí. Ainda em 2010, a Administração Municipal obtinha por meio da lei número 5.195, de iniciativa da vereadora Helena Stumm Marder (PDT), a autorização para firmar contrato de cessão de uso real e gratuito do espaço. O contrato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi assinado em 2012. Com a conclusão do projeto, assinado pelo arquiteto Júlio César Molina, da Diogenes Projetos Arquitetônicos, cumpre-se mais uma etapa do trabalho que visa disponibilizar para a comunidade ijuiense um espaço multiuso gratuito. “Localizada no coração da cidade de Ijuí, a estação férrea, que está desativada, terá seu antigo armazém, disponibilizado pelo DNIT,  transformado num espaço privilegiado de disseminação sociocultural e gastronômico”, comemora o secretário Sérgio Correa. 

 

O próximo passo é a captação dos recursos necessários à restauração do local que inicialmente está sendo chamada de Estação Cultura. Pela proposta de revitalização, a área de 572 metros quarados deverá receber investimentos na ordem de R$ 450 mil, para reforma do armazém e restauração de três vagões, conforme o projeto, e aparelhada com sala multiuso, banheiros, depósito e dependências administrativas. “O projeto objetiva transformar aquele espaço, num local de exposição cultural com galerias de arte, espetáculos teatrais, sarau, palestras e mostras audiovisuais, cinema, entre outras. Além disso, contempla também uma praça de alimentação, com o intuito de aumentar o tempo de permanência do usuário no local”, observa o secretário. 

 

Ainda de acordo com Sérgio Correa, pela proposta, aproveita-se também o entorno para o qual o arquiteto sugere a implantação de uma praça gastronômica com vagões restaurados sobre a linha férrea desativada. “Num dos três vagões, aproveitados no projeto, será implantada a praça de alimentação. Já os outros dois, serão destinados para auditório e depósito de apoio”, esclarece o secretário. 

 

O projeto – O processo de revitalização do antigo armazém da Estação Férrea compreende restauração da cobertura, fachada, paredes internas, piso, esquadrias, instalações elétricas, implantação da praça gastronômica e da cobertura de policarbonato, muro de contenção, acessibilidade e mobiliário urbano.  

 

 Assessoria de Imprensa PDT Ijuí

Publicação: 27/07/2013


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.