Chapa do Gregório vence e assume a Executiva Municipal da JSPDT de Ijuí

A eleição da nova Executiva Municipal movimentou jovens trabalhistas na tarde de domingo, 23 de março de 2014. Mais de 200 filiados compareceram à Câmara Municipal de Vereadores das 13h às 16h para votar nas duas chapas que concorriam no processo. A Chapa do Gregório foi eleita com 148 votos; a Chapa União, Força e Comprometimento, liderada por Tábata Bertoldo, recebeu 44; houve, ainda, três votos brancos. 

Além dos integrantes da Executiva Municipal do PDT de Ijuí, que compunham a Comissão Eleitora, liderados pelo presidente do PDT de Ijuí, Agustinho Berlesi, o prefeito Fioravante Batista Ballin, a presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), vereadora Helena Stumm Marder, e o ex-prefeito Valdir Heck também prestigiaram a eleição que trouxe a Ijuí o representante da JS Nacional, Leonel Ferreira, e o presidente da JS RS, João Henrique Cella. 

Integram, ainda, a chapa vencedora, a vice-presidente Kelly Daiane de Almeida; secretária- geral: Franciele R. L. Tomasi; tesoureiro: Pedro Augusto M. Wrubleski; secretário de Comunicação: Andressa Laís S. Rieger; secretário Capacitação Política: Pablo Pitágoras S. dos Santos; secretário do Movimento Estudantil Universitário: Gabriel Zuse Maros; secretária Movimento Estudantil Secundarista: Taciane Castro Paz; e secretário de Movimentos Sociais: Ivani João Boranga Júnior.

DISPUTA CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO DO PDT DE IJUÍ

Logo após anunciar o resultado da eleição, o presidente do PDT, Agustinho Berlesi destacou a concorrência nas eleições como um fator positivo sob o aspecto partidário, na medida em que a disputa mobilizou os jovens e também resultou no ingresso de novos filiados ao Partido. “Não há de derrotados, pois o partido sai fortalecido desse processo”, reiterou.

Para o representante da JS Nacional, Leonel Ferreira, o PDT de Ijuí mais uma vez mostrou porque tem uma história sólida em Ijuí e contabiliza quase três décadas no governo municipal. “Quero parabenizar o Executiva do Partido pela competência e transparência na condução do processo eleitoral da JS”, disse. E, justamente em função dessa trajetória, segundo o jovem socialista, a JS de Ijuí tem uma enorme responsabilidade no sentido de garantir, também no futuro, resultados que mantenham o PDT na liderança da política municipal. 

A efetividade da trajetória do PDT também foi destacada pelo presidente João Henrique Cella. O líder estadual da JS lembrou a importância de a partir de agora os dois líderes envolvidos na disputa se unirem, garantindo a realização de um trabalho unificado e eficaz no sentido do fortalecimento do PDT de Ijuí. 

As quase três décadas de governo pedetista, em Ijuí, também foi o principal ponto abordado pelo prefeito Fioravante Ballin. Um trabalho consistente que, segundo o prefeito, deve ser evidenciado ainda mais a partir de agora e, imediatamente, afirmou esperar dos jovens socialistas um compromisso, tendo em vista, principalmente, o próximo processo eleitoral, no qual o PDT decidiu participar com candidaturas próprias. O vigor dos jovens que atuam na política, de acordo com o prefeito, é representa uma força a mais na caminhada pela eleição do pré-candidato Vieira da Cunha ao governo do Estado, e do pré-candidato ao Senado, Lasier Martins. Isso sem falar no trabalho que o partido deve desenvolver para reeleger o deputado estadual Gerson Burmann o pré-candidato Pompeo de Mattos, que deve voltar a disputar uma vaga na Câmara Federal. 

Ballin fez, ainda, outro pedido aos jovens. “Além de participarem no próximo sábado, da mobilização para construção do plano de governo do pré-candidato Vieira da Cunha, queremos outro compromisso dos dois candidatos que disputaram a eleição da JS: a revitalização do Conselho Municipal da Juventude de Ijuí”, disse. O prefeito de Ijuí também se manifestou no sentido de que “o exemplo democrático de Ijuí possa ser levado para o Estado e para a JS nacional”. 

Tábata Bertoldo que liderou a Chapa União, Força e Comprometimento se colocou à disposição do grupo eleito para continuar contribuindo com a JS, buscando não só o fortalecimento do movimento jovem socialista, mas também do PDT como um todo. “Esta foi minha primeira candidatura e já tínhamos combinado – ela e Gregório – trabalhar com união. Desde o início a ideia é somar, agregar, não repartir”, disse afirmando que a divisão se deu somente no momento da disputa. Alexandre Gregório também pregou a união de todos os jovens. “Hoje só teve um vencedor que foi a JS PDT de Ijuí”, disse, acrescentando ainda: “esse processo serviu para unir e fortalecer ainda mais a JS e o PDT de Ijuí”. 

E, para concluir sua fala, já como presidente eleito, Alexandre Gregório fez uso de uma citação do senador Cristovam Buarque (PDT): “ (...)Não deixem a política envelhecer”. Não deixem a política ficar velha. Esse é o papel da juventude. Vocês não podem deixar que isso aconteça. Raros são aqueles, como Brizola, Darcy Ribeiro e outros, que ficam velhos mas não compactuam com a política velha. A maior parte envelhece, envelhecendo também a política. Só tem um jeito de a política não envelhecer: juventude na rua, juventude gritando, juventude combativa fazendo com que a velha política durma com os gritos dos jovens políticos(...)”.

Publicação: 13/05/2014


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.