Atleta do Pró-Vôlei Ijuí chega à seleção brasileira

Nesses quatro anos de funcionamento, o projeto Pró-Vôlei de Ijuí comemora muitos resultados, dentro e fora de quadra. Os ganhos sociais são imensuráveis e junto a essas conquistas vêm outras mais diretamente relacionadas ao desenvolvimento profissional dos atletas. A mais recente nesse sentido, foi a convocação do atleta infantil Mateus Härtge Müller, 15 anos, para a seleção brasileira da modalidade. Estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual 25 de Julho, ele é o primeiro atleta do projeto a ser convocado. O convite veio por intermédio do Supervisor das Categorias de Base da Confederação Brasileira, Marcos Lerbach, e de seu treinador, o ex-jogador Alex Lenz Stragliotto.

O atleta que está no Rio de Janeiro desde o dia 15, deve retornar a Ijuí amanhã, 28. Ele está participando de uma série de atividades no Centro de Treinamento de Saquarema, complexo onde treinam todas as seleções brasileiras desde a Infantil, para a qual o ijuiense foi convidado, até as campeãs olímpicas e mundiais da categoria adulta. 

Lá, o técnico Vinícius Gamino “Alegrete”, responsável pela preparação da equipe brasileira nesta categoria, avalia juntamente com sua equipe, os 36 atletas de todo o Brasil, nascidos de 1997 a 1998. O processo de avaliação inclui aspectos físicos, técnicos e táticos, por isso mesmo, a equipe do treinador conta com profissionais de outras áreas como: assistente técnico, preparador físico, fisioterapeuta e auxiliares.

O ijuinese passou na primeira dispensa realizada dia 22. Agora continuam no processo de avaliação, 24 atletas. Na avaliação do idealizador e coordenador do Projeto Pró-Vôlei de Ijuí, Alex Stragliotto, Mateus tem boas chances, tendo em vista suas características: além da capacidade de adaptação como central, oposto ou ponta, é um dos mais jovens. “Terá um futuro promissor como jogador profissional, caso mantenha-se focado e disposto a enfrentar com dinamismo as dificuldades desta árdua jornada, em busca de uma carreira no voleibol", observa Alex. 

Os treinamentos da seleção brasileira infantil, segundo Alex, têm como meta imediata a escolha dos atletas que farão parte dos treinamentos neste segundo semestre, que visam a preparação da seleção brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano Infantil, competição que acontece no final deste ano. 

Mateus é puro contentamento. Para ele, o esporte é quase um modo de viver. "Acordar e ir para o treino bem cedo é uma felicidade", diz ele, que estuda a tarde. Por isso, a convocação é motivo de orgulho, não só por ela mesma, mas por tudo que está representando na vida desse menino-atleta. "Disputar campeonatos e poder representar o município de alguma forma é motivo de orgulho”, afirma. 

Mas o vôlei, em sintonia com a proposta do projeto que está sendo desenvolvido em Ijuí e que já é considerado um dos principais projetos sociais do Rio Grande do Sul, financiado pela Administração Municipal, está trazendo outros ensinamentos que certamente seguirão Mateus por toda sua vida. Uma dessas lições, segundo ele, foi ter aprendido a viver em grupo e, com isso vem outra, talvez ainda mais importante: aprender a respeitar o espaço de cada um. 

Mas ao que tudo indica, tem muitos outros, entre os quais, por suas colocações pode-se destacar a humildade e o reconhecimento. Ele diz que a participação no projeto, junto com sua dedicação e esforço, foi o que o ajudou a galgar resultados, pois lhe oportunizou melhor rendimento e melhores resultados. Mateus faz questão também de destacar o papel do treinador Alex Stragliotto. "Como meu técnico (ele) é essencial, pois me apoia e me treina da melhor maneira. Sem o conhecimento dele, não teria a oportunidade de ir para o Rio de Janeiro, com um grupo tão seleto de jovens atletas”, completa.

 

Publicação: 27/07/2013


SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os Termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Eu li e concordo com os termos de uso.